A história mostra que o cartão-postal foi criado em meados do século XIX com propósitos fundamentalmente comunicativos. A sua origem terá estado numa destas três invenções:
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Cartão Lipman (USA) 1861-1872,
In www.metropostcard.com
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Poderia ter sido o cidadão norte-americano H. L. Lipman, que juntamente com J. P. Charlton, patenteou em 18 de dezembro de 1862, o chamado “Lipman's Postal Card”. Entretanto não são conhecidos exemplares deste cartão de antes do início da década seguinte;
Outra versão diz que o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, pode ter lançado a ideia e a sugestão na Conferência Postal Germano-austríaca, em 1865;
Por fim, Emmanuel Hermann, professor de Economia Política, da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-húngaro que, em carta publicada no Die Neue Freie Presse, de 29 de janeiro de 1869, propôs a adoção do cartão postal salientando a conveniência do uso de cartas mais simples que aliassem o baixo custo à simplicidade, o que poderia ser obtido com a supressão do envelope. De Marly, Diretor da Administração dos Correios da Áustria, aceitou a ideia e oito meses depois, em 1º de outubro de 1869, foi lançado para venda o primeiro cartão-postal do mundo - Korrespondenz Karte, escrito em cor negra sobre cartão creme, levando impresso um selo de 2 Neukreuzer.
Relativamente ao aparecimento dos primeiros postais ilustrados oficiais, a literatura indica que a primeira proposta de oficialização do bilhete-postal ocorreu em 1865, no V Congresso Postal em Paris, e em 1869 foi admitida a sua circulação enquanto formato legítimo de difusão de mensagens.
Em Portugal, tudo indica que a autorização ocorreu em outubro de 1877, e os primeiros postais ainda não ilustrados começaram a ser comercializados quatro meses depois, em 1878. Contudo, só em 1894 apareceu aquele que podemos considerar como o primeiro postal ilustrado português.
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Bilhete Postal de 1894
Imagem In www.postais-antigos.com |
O primeiro postal ilustrado português, com a gravura de Francisco Pastor, um gravador que se havia salientado na redação de periódicos e revistas, nomeadamente em O Ocidente evocava o V Centenário do nascimento do Infante D. Henrique, o descobridor das Ilhas Atlânticas e da Costa de Àfrica a Sul do Bojador.
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Bilhete Postal de 1895 Imagem In www.postais-antigos.com |
O êxito alcançado por este postal estimulou artistas e editores à publicação de outros. Em 1895, do III Centenário do nascimento de Santo Antonio (1195-1253), editaram-se mais dois, um oficial (desenho de A .Pedroso) e outro particular. A idéia dos postais ilustrados penetrou desde logo no comércio, datando de 1895 um publicitário da firma Santos Beirão & Henriques, que na sua Casa Memória vendia bicicletas e máquinas de costura.
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Bilhete Postal de 1905 - Coroa Portuguesa |
A vulgarização desta ferramenta deu-se apenas na última década do século XIX, devido à ânsia de circulação de imagens, que caraterizou a viragem para o século XX, bem como o seu custo reduzido. Este custo reduzido devia-se ao facto de já virem pré-estampados (não precisavam de selo) e de não necessitarem de invólucro, ao contrário do que acontecia com a carta. Entretanto, apesar dos postais ilustrados terem sido criados como um modelo alternativo à carta, exibiam o mesmo formato e dimensão do envelope, assim como eram as mesmas as formalidades “da escrita” inerentes ao formato de carta.
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Bilhete Postal de 1910 - Republica Portuguesa |
Devido ao caráter físico dos postais ilustrados e da particularidade de poderem circular sem a proteção dos envelopes, pode-se dizer que o privado passou à esfera pública. A mensagem íntima e privada da carta, protegida pelo envelope, passou a ser do conhecimento de todos, o que terá causado, num primeiro momento, uma certa estranheza.
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Bilhete Postal do Porto, Segunda década de 20 Foto - Minha reprodução |
No entanto, como se pode deduzir pela história dos postais ilustrados, isto não foi de todo um obstáculo para o sucesso deste modelo epistolar. Na realidade, o sucesso do postal ilustrado foi quase instantâneo. Sobretudo nas duas primeiras décadas do século XX, o postal ilustrado foi difundido com grande afinco, o que fez deste período uma fase emblemática da história dos postais. As suas edições multiplicaram-se por todo o mundo, aproveitando o grande desenvolvimento das artes gráficas e, mais especificamente, das técnicas de impressão de imagens. O baixo custo dos postais, a sua versatilidade temática e o desenvolvimento das técnicas de impressão de imagens fizeram com que também a publicidade reconhecesse o potencial dos postais ilustrados como ferramenta na comunicação de mensagens comerciais.
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Cartão Postal da Westminster Abbey, Londres Foto - Minha reprodução |
Os temas retratados nos postais ilustrados foram, desde o início, de natureza variada: documentavam paisagens, assinalavam datas, acontecimentos importantes, produziam conteúdo de caráter político e até mesmo caricatural e brejeiro.
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Cartão Postal Alusivo ao Festejo do 1.º de Maio, Avenida dos Aliados, Porto Foto - Minha reprodução |
Atualmente, embora sirvam quase exclusivamente propósitos de promoção turística, os postais continuam a ilustrar retratos da vida rural e urbana, da atividade profissional, da etnografia e da arquitetura.
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Cartão Postal da Praça de S. Pedro, Roma, década de 80 Foto - Minha reprodução |
A nível nacional, apesar de só a partir de 1931 haver registo sistematizado e rigoroso das edições de postais ilustrados, é de se notar que estas produções constituem um grupo bastante rico a nível histórico, cultural e social.
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