Pensamento

"A história é a verdade que se deforma, a lenda é a falsidade que se encarna." Jean Cocteau

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Rua da Bainharia - Porto


Editor: Alberto Ferreira, 
Série: Série Geral, Postal: n.º 26.
Legenda: Porto - Rua Escura .
Observações: Na verdade a imagem corresponde ao início da Rua da
Bainharia, na interceção (Cruz do Souto) da Rua do Souto, dos Pelames 
e a famosa Rua Escura 

A Rua da Bainharia, a par do que aconteceu neste postal, já esta "habituada" a não ser identificada  correctamente, ainda hoje é erradamente designada por "Banharia" por muita gente, no Bilhete Postal, penso que não tenha sido propriamente um erro e sim uma tentativa de aumentar o "protagonismo" do postal identificando uma célebre rua, hoje não pelos melhores motivos mas no passado uma das ruas centrais da "vila", intimamente relacionada, não só geograficamente mas também pela história medieval que partilham, a Rua Escura.

Rua da Bainharia vista pela Cruz do Souto.
Foto in http://porto.taf.net, 2012

 A Bainharia  é uma das ruas mais antigas do velho burgo portuense, os primeiros factos históricos de referencia a Rua remontam ao ano de 1296. O Tombo dos Censos do Cabido de 1566 refere que ela ia da Cruz do Souto até à Ponte de São Domingos dos quais restam memórias. De um dos lados, a rua confronta a Cerca Velha, a muralha românica construída no século XII e do outro com o Rio Douro.

Rua da Bainharia e a encruzilhada Cruz do Souto
Foto (editada) de Carlos Romão, 2010

Para alem do encurtamento inevitável de uma rua medieval no centro da velha cidade, demasiado extensa para resistir ás evoluções do tráfego e da malha urbana, este extremo da rua tem conseguido manter as suas características essenciais.

Placa da Identificação da Rua da Bainharia, pitada em azulejos.
Foto de Manuel de Sousa, 2007

A designação rua da Bainharia tem origem tão antiga como a sua própria existência medieval e deve o seu nome à grande concentração neste arruamento de bainheiros, artesãos que se dedicavam ao fabrico de bainhas para armas brancas, designadamente espadas.
______________


Na gravura acima na Praça da Batalha, na esquina
da Rua Entreparedes com a Rua Alexandre Herculano
o prédio onde coabitaram o Hotel Continental e,
no rés-do-chão à esquerda, a tabacaria Alberto Ferreira.

Alberto Ferreira foi um dos principais editores do Porto, tendo incluído nas suas séries BPI representativos de um elevado número de vilas e cidades, do norte e centro do país. Editou também alguns BPI temáticos, com relevo para a série que retrata o Carnaval de 1905 na cidade do Porto. As séries conhecidas incluem no total mais de 500 títulos, sendo a maior parte pertencente à sua "série geral" (que, para além do Porto, inclui imagens de um número considerável de outras localidades).

Series:
Carnaval de 1905
Coloridos 
Edição Especial 
Outros
Retratos de personagens Série Bussaco
Série geral
Série Moncorvo
Tabacaria Alberto Ferreira

Fontes:
outra-face.blogspot.com
paginas.fe.up.pt
porto.taf.net
pt.wikipedia


Sem comentários:

Enviar um comentário

A Fortificação de Monção e a Lenda de Deuladeu:

A Fortificação de Monção Portas de Salvaterra, Fortaleza de Monção Bilhete Postal de 1955, Edição da Zona de Turismo das Caldas de Mon...